EDUSTAT - Pesquisa

Resultados

Resultados da Pesquisa

Quantos são e como se distribuem os docentes, colaboradores não-docentes e alunos nos diferentes níveis de ensino?

Qual o perfil dos docentes nos diferentes níveis de ensino e como tem evoluído ao longo do tempo?

Taxa de evolução do perfil dos educadores da educação pré-escolar Taxa de evolução do perfil dos docentes do 1º ciclo do ensino básico Taxa de evolução do perfil dos docentes do 2º ciclo do ensino básico Taxa de evolução do perfil dos docentes do 3º ciclo e do ensino secundário Taxa de evolução do perfil dos docentes de educação especial Taxa de evolução do perfil dos docentes do ensino profissional Taxa de evolução do perfil dos profissionais docentes em exercício de funções no sistema de ensino português Taxa de evolução da idade dos profissionais docentes em exercício de funções no sistema de ensino português Perfil dos diretores em exercício de funções Perfil de idade dos docentes em exercício de funções em Portugal Perfil de idade dos educadores de infância em exercício de funções em Portugal Perfil de qualificações dos docentes e educadores de infância em exercício de funções em Portugal Perfil de nacionalidade dos docentes em exercício de funções no sistema de ensino português Distribuição dos docentes do ensino superior por género e idade Distribuição dos docentes do ensino superior por cada categoria profissional Percentagem dos docentes do ensino superior com doutoramento Percentagem dos docentes do ensino superior com nacionalidade portuguesa ou estrangeira Perfil dos diretores em exercício de funções Perfil de idade dos docentes em exercício de funções em Portugal Perfil de idade dos educadores de infância em exercício de funções em Portugal Perfil de qualificações dos docentes e educadores de infância em exercício de funções em Portugal Perfil de nacionalidade dos docentes em exercício de funções no sistema de ensino português Distribuição dos docentes do ensino superior por género e idade Distribuição dos docentes do ensino superior por cada categoria profissional Percentagem dos docentes do ensino superior com doutoramento Percentagem dos docentes do ensino superior com nacionalidade portuguesa ou estrangeira

Qual o perfil dos alunos nos diferentes níveis de ensino e como tem evoluído ao longo do tempo?

Qual o perfil dos não-docentes nos diferentes níveis de ensino e como tem evoluído ao longo do tempo?

Quanto se gasta no sistema de ensino em Portugal?

Como se distribui o investimento em educação?

Que recursos físicos e tecnológicos existem no sistema de ensino português e como se distribuem?

Como é distribuído o tempo dedicado a atividades letivas, nos diferentes níveis de ensino?

Quais os principais resultados ao nível da conclusão dos diferentes níveis de ensino?

Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior Percentagem de alunos de cada género que concluíram os diferentes níveis de ensino em cada subsistema e tipo de curso Evolução do número de alunos que concluem níveis de ensino Evolução da taxa de conclusão dos alunos portugueses Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Percentagem de adultos de cada género que concluíram o ensino regular Percentagem de adultos de cada género que concluíram cursos CEF Percentagem de adultos de cada género que concluíram cursos de aprendizagem Percentagem de adultos de cada género que concluíram cursos EFA Percentagem de adultos de cada género que concluíram cursos profissionais Percentagem de adultos de cada género que concluíram o ensino recorrente Percentagem de adultos de cada género que concluíram percursos curriculares alternativos Percentagem de adultos de cada género que concluíram processos RVCC Percentagem de adultos de cada género que concluíram cursos CET Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos cursos CEF Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos cursos CET Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos cursos de aprendizagem Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos cursos EFA Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos cursos profissionais Evolução da taxa de conclusão dos alunos do ensino recorrente Evolução da taxa de conclusão dos alunos das formações modulares Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos percursos curriculares alternativos Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos processos RVCC Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram cursos CEF Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram cursos CET Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram cursos de aprendizagem Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram cursos EFA Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram cursos profissionais Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino recorrente Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram percursos curriculares alternativos

Quais os principais resultados ao nível da progressão dos alunos nos diferentes níveis de ensino?

Quais os principais resultados obtidos pelos alunos nos processos de avaliação (nacionais e internacionais) nos diferentes níveis de ensino?

Como comparam os resultados alcançados pelos alunos que frequentam diferentes ofertas formativas nos diferentes níveis de ensino?

Existem diferenças de desempenho relevantes de um ponto de vista regional?

Qual o nível de desigualdade (género, idade, nacionalidade) no desempenho dos alunos?

Em que medida níveis mais elevados de escolaridade estão relacionados com a obtenção de retornos mais elevados ao nível individual e familiar?

Quais as vantagens em termos de empregabilidade na obtenção de um nível de escolaridade mais elevado?

Existem efeitos de contágio (positivos ou negativos) da educação na produtividade?

Que relação existe entre a educação e a satisfação (características) no(do) emprego?

Em que medida a saúde, o bem-estar e o estilo de vida estão relacionados com a educação?

Confiança nas instituições e nos outros Confiança nos outros Consumo de tabaco Esperança de vida (anos) Exposição ao tabaco Frequência do consumo de álcool Grau de felicidade Leitura de jornais Leitura de livros Mortalidade infantil por idade e nível de escolaridade dos pais Mortalidade por idade e nível de escolaridade Nados vivos por idade e nível de escolaridade da mãe Não participação em atividades culturais e desportivas Necessidades de consultas de medicina dentária não satisfeitas por motivo (reportado pelos próprios) Necessidades de consultas médicas não satisfeitas por motivo (reportado pelos próprios) Participação em atividades artísticas Participação em atividades culturais e desportivas Percentagem da população que realizou o último rastreio de doenças cardiovasculares e diabetes por período em que foi realizado, idade e nível de escolaridade (reportado pelos próprios) Percentagem de indivíduos com sintomas correntes depressivos por nível de escolaridade Percentagem de indivíduos que reportam ter boa saúde por nível de escolaridade Percentagem de mulheres que realizaram o último rastreio do colo do útero por período em que foi realizado, idade e nível de escolaridade (reportado pelos próprios) Percentagem de mulheres que realizou a última mamografia por período em que foi realizada, idade e nível de escolaridade (reportado pelos próprios) Uso de medicamentos não prescritos (reportado pelos próprios) Uso de medicamentos prescritos (reportado pelos próprios)

Em que medida a participação cívica e política estão relacionados com a educação?

Em que medida o trabalho desenvolvido pelas instituições nos diferentes níveis de ensino incrementa a inovação e capacitação do meio envolvente?

Quais as ofertas educativas disponíveis nos diferentes níveis de ensino em Portugal?

Qual é a distribuição geográfica das diferentes ofertas educativas?

Que apoios estão disponíveis e são oferecidos aos alunos nos diferentes níveis de ensino?

Qual a distribuição geográfica dos apoios disponíveis nos diferentes níveis de ensino?

Qual é o nível de diversidade de oferta formativa acessível?

Quem são os alunos que acedem e participam no sistema de ensino português, nos diferentes níveis de ensino e ofertas educativas?

Distribuição de alunos matriculados nos cursos CET Distribuição de alunos matriculados nos cursos de aprendizagem Distribuição de alunos matriculados nos cursos EFA Distribuição de alunos matriculados no ensino recorrente Distribuição de alunos matriculados nos percursos curriculares alternativos Distribuição de alunos matriculados nos processos RVCC Distribuição de alunos matriculados no ensino profissional Distribuição de alunos matriculados nos cursos CEF Número de estudantes inscritos no ensino superior com bolsa de estudo por distrito Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior com pedidos de bolsa de estudo deferidos Distribuição de adultos matriculados nos diferentes tipos de curso orientados para formação de adultos Distribuição de alunos matriculados no ensino não superior Distribuição dos alunos do ensino não superior por género, nível de ensino e subsistema Distribuição dos estudantes inscritos no ensino superior por género, região, subsistema e nível de ensino Distribuição dos estudantes inscritos no ensino superior por cada área de educação e formação Percentagem dos estudantes inscritos no ensino superior no primeiro ano pela primeira vez Percentagem dos estudantes inscritos no ensino superior com bolsa de estudos Percentagem de estudantes inscritos no ensino superior Percentagem dos estudantes inscritos no ensino superior no primeiro ano pela primeira vez através do concurso especial para maiores de 23 anos sobre o total de estudantes do ensino superior Percentagem dos estudantes trabalhadores inscritos no ensino superior sobre o total de estudantes do ensino superior

Qual o nível de participação de adultos no sistema de ensino português?

Existem diferenças significativas nos grupos sociais que participam no sistema de ensino português face à população?

Existem diferenças nos percursos dos alunos com diferentes características, nos diferentes níveis de ensino?

Existem diferenças nos percursos dos alunos com diferentes características, nas diferentes ofertas formativas?

Qual o tempo médio entre a conclusão de um ciclo de estudos e a entrada no mercado de trabalho (1º emprego)?

Qual é a proporção de NEEFs por idade e nível de educação?

Quais as diferenças, em termos e origem cultural e socioeconómica, nas transições da educação para o emprego?

Que relação existe entre o nível de escolaridade alcançado e a empregabilidade/situação profissional?

De que forma a participação no mercado de trabalho (emprego, desemprego, inatividade) depende do nível de escolaridade?

Existem diferenças na participação de diplomados de diferentes origens socioeconómicas e culturais no mercado de trabalho?

Haverá diferenças nos retornos económicos da educação por área de formação, sexo ou origem socioeconómica e cultural?

Em que medida níveis mais elevados de escolaridade estão relacionados com diferenças nos níveis de rendimento das famílias?

Qual a evolução da percentagem de riqueza detida pelas famílias mais escolarizadas?

Haverá diferenças nos retornos não económicos da educação por área de formação, sexo ou origem socioeconómica e cultural?

Em que medida a área de educação, o género ou a origem socioeconómica e cultural poderão explicar diferenças na satisfação e qualidade do emprego?

Quais os resultados da certificação dos sistemas internos de garantia da qualidade das instituições de educação?

Quais os resultados da avaliação externa das unidades de investigação das instituições de educação?

Que percentagem de instituições de educação têm sistemas internos de garantia da qualidade?

Como se caracterizam, em termos de qualificações, os recursos humanos das instituições de ensino?

Como se caracterizam os recursos humanos das instituições de ensino relativamente ao seu vínculo contratual?

Qual o rácio entre os recursos humanos existentes nas instituições de ensino e os alunos que as frequentam?

As instituições de educação dispõem dos recursos didáticos e tecnológicos (computadores, acesso à internet, materiais e equipamento laboratorial, livros, etc.) adequados à sua missão?

Que apoios sociais (ação social escolar, apoio à integração de minorias, apoios pedagógicos, apoios psicológicos, apoios aos alunos com necessidades educativas especiais, transição para o mercado de trabalho, etc.) são disponibilizados aos alunos pelas instituições de educação?

Quais os resultados do desempenho académico dos alunos e como têm evoluído ao longo do tempo (transição que inclui o acesso ao ensino superior, retenção, abandono, conclusão, notas finais, etc.)?

Percentagem de adultos de cada género que concluíram cursos CEF Percentagem de adultos de cada género que concluíram o ensino regular Percentagem de adultos de cada género que concluíram o ensino recorrente Percentagem de adultos de cada género que concluíram cursos profissionais Percentagem de adultos de cada género que concluíram cursos EFA Percentagem de adultos de cada género que concluíram cursos de aprendizagem Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos cursos CEF Percentagem de adultos de cada género que concluíram cursos CET Percentagem de adultos de cada género que concluíram processos RVCC Percentagem de adultos de cada género que concluíram percursos curriculares alternativos Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos cursos CET Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos cursos de aprendizagem Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos cursos EFA Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos cursos profissionais Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram cursos CEF Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram cursos CET Evolução da taxa de conclusão dos alunos do ensino recorrente Evolução da taxa de conclusão dos alunos das formações modulares Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos percursos curriculares alternativos Evolução da taxa de conclusão dos alunos dos processos RVCC Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram cursos de aprendizagem Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram cursos EFA Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram cursos profissionais Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram o ensino recorrente Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram formações modulares Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram percursos curriculares alternativos Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram processos RVCC Classificação final média dos diplomados de cada curso (licenciatura ou mestrado integrado) do ensino superior Percentagem de alunos de cada género que concluíram os diferentes níveis de ensino em cada subsistema e tipo de curso Percentagem de estudantes não encontrados no ensino superior um ano após se terem inscrito no 1º ano pela primeira vez Percentagem de estudantes ainda no mesmo curso do ensino superior um ano após se terem inscrito nesse curso no 1º ano pela primeira vez Distribuição dos alunos que transitaram/concluíram Evolução do número de alunos que concluem níveis de ensino Evolução da taxa de conclusão dos alunos portugueses

Como variam, ao longo do tempo, os resultados dos alunos por instituição de educação face às médias nacionais?

Quais os resultados da empregabilidade dos diplomados das instituições de educação e como tem evoluído ao longo do tempo?

Como variam, ao longo do tempo, os resultados de empregabilidade face aos graus académicos?

Quais os resultados da relação das instituições de educação com o meio envolvente (patentes, atividades consultoria, empreendedorismo, transferência e comercialização de conhecimento) e como têm evoluído ao longo de tempo?

Quantos são e como se distribuem os docentes, não-docentes, técnicos especializados e investigadores nas instituições de educação?

Qual o perfil dos técnicos especializados nos diferentes níveis de ensino e como tem evoluído ao longo do tempo?

Quanto se gasta com as instituições de ensino em Portugal (investimento público e privado)?

Como se distribuem os recursos financeiros atribuídos às instituições de ensino (região/salários/aquisição de materiais/alunos/etc.)?

Que apoios financeiros são oferecidos aos alunos no acesso e frequência dos diferentes níveis de ensino (bolsas/ASE/etc.)?

De que recursos didáticos dispõem as instituições de ensino e como se distribuem (tecnológicos/material de laboratório/manuais escolares/livros (biblioteca)/etc.)?

Quais são e como se distribuem os recursos didáticos e tecnológicos da comunidade onde se inserem as instituições de ensino (número de bibliotecas, acesso a computadores, aquisição de manuais escolares, etc.)?

Como se distribui o tempo dedicado ao estudo e à aprendizagem (na escola/fora da escola)?

Quanto tempo é despendido pelas famílias em atividades educativas extracurriculares?

Quais os recursos inovadores utilizados pelas instituições de educação e qual a sua importância?

Quais os aspetos inovadores presentes na utilização dos recursos das instituições de educação?

Como se carateriza e estrutura de I&D na educação? (Investimento público e privado na inovação, peso do investimento sobre PIB…)

Como se carateriza o investimento em inovação na promoção da ligação das instituições com o meio onde estão inseridas? (cooperação universidade-sociedade, ligação entre escolas (não superiores) e comunidade (relações com os pais, com as CMs...)

Quais as práticas de gestão que se orientam no sentido da inovação? Qual a sua importância?

Qual o grau de inovação das instituições de educação no que se refere aos mercados de captação dos seus alunos?

Qual o grau de inovação e em que dimensões estão presentes em termos curriculares (interdisciplinar; por projeto; áreas transversais; equipas pedagógicas; etc.)?

Quais as práticas inovadoras de ensino-aprendizagem que são usadas pelos professores (metodologias experimentais; trabalhos por projeto; grupos de investigação; articulação curricular, etc.)?

Quais as práticas inovadoras de avaliação usadas pelos professores (heteroavaliação; autoavaliação; portefólios; relatórios; etc.)?

Qual o grau de inovação das instituições de educação na captação de projetos de I&D? (diversificação geográfica, tipologias de projetos, de tipos de financiadores, etc.)

Qual a importância das condições de contexto no âmbito no desenvolvimento de inovações na educação (competências digitais, utilização de TCI, etc)?

Quais os fatores externos de inovação (indústrias de alta tecnologia e serviços intensivos em conhecimento, especialistas em TCI, recursos humanos em TCI, recursos humanos em C&T, etc.)? Como medir a sua importância?

Quais os resultados e outputs inovadores desenvolvidos pelas instituições de educação nas suas atividades de ensino e aprendizagem e sua relevância? (resultados escolares, diplomados doutorados, diplomados TIC, diplomados áreas TIC, formação internacional…)

Quais os resultados e outputs inovadores desenvolvidos pelas instituições de educação nas suas atividades de investigação e desenvolvimento e sua relevância? (tipo de outputs, p.ex: patentes, tipo e diversidade de publicações, etc.)

Quais os resultados e outputs inovadores desenvolvidos pelas instituições de educação nas suas atividades de serviço à comunidade e sua relevância? (desenvolvimento de competências, emprego inovador/científico, investigação cooperativa)

Emprego de especialistas em TCI por idade Emprego de especialistas em TCI por nível de escolaridade Emprego de recursos humanos em C&T com ensino superior por idade, área de educação e formação e tipo de profissão Emprego em setores intensivos em tecnologia e conhecimento por nível de escolaridade e atividade económica (NACE Rev. 2) Percentagem de empresas que empregam especialistas em TCI por dimensão da empresa e tipo de atividade - NACE Rev. 2 Percentagem de empresas que recrutaram ou tentaram recrutar especialistas em TCI por dimensão da empresa e tipo de atividade - NACE Rev. 2 Taxa de emprego de especialistas em TCI Recursos humanos em atividades de I&D no emprego total por setor de execução Percentagem de recursos humanos em atividades de I&D no emprego total por setor de execução e nível de escolaridade Percentagem de recursos humanos em atividades de I&D no emprego total das empresas por tipo de atividade - NACE Rev. 2 Emprego de especialistas em TCI por idade Emprego de especialistas em TCI por nível de escolaridade Emprego de recursos humanos em C&T com ensino superior por idade, área de educação e formação e tipo de profissão Emprego em setores intensivos em tecnologia e conhecimento por nível de escolaridade e atividade económica (NACE Rev. 2) Percentagem de empresas que empregam especialistas em TCI por dimensão da empresa e tipo de atividade - NACE Rev. 2 Percentagem de empresas que recrutaram ou tentaram recrutar especialistas em TCI por dimensão da empresa e tipo de atividade - NACE Rev. 2 Taxa de emprego de especialistas em TCI Recursos humanos em atividades de I&D no emprego total por setor de execução Percentagem de recursos humanos em atividades de I&D no emprego total por setor de execução e nível de escolaridade Percentagem de recursos humanos em atividades de I&D no emprego total das empresas por tipo de atividade - NACE Rev. 2

Que recursos tecnológicos têm os portugueses para o ensino online?

Quais as condições de acesso às novas tecnologias em termos de computadores e serviços de internet?